É Tempo

A Angustia de se ter a consciência que se está só, mesmo que sejamos os donos do mundo, é algo que aumenta no Homem a cada dia, a cada noite que passa. Cada um de nós pode constatar por si mesmo.

Quer o Homem estar feliz constantemente e então foge, corre por vários países, lugares, festas, diversões, para evitar o momento, aquele momento em que está só, no silêncio do seu espaço naquele silêncio que o arrasa.

Todo o Homem é forte, mas mais forte que o Homem é o tempo. Que todos tenhamos a consciência disto.

Ou o tempo é nosso companheiro, ou é nosso adversário, pois é ele que nos conduz ao nosso confronto pessoal.

A Sociedade cria em nós a ilusão que tudo está bem, e nos oferece mil e uma imagens, actividades, entretenimentos para nos esquecermos dos momentos de angustia, solidão e sofrimento, mas eles lá estão e como monstros que são, alimentam-se da fraqueza humana, cada vez são maiores no nosso interior, ao ponto de as lágrimas correrem, a coragem tombar e a vontade se dissipar e então, a depressão toma conta do ser e o conduz à lástima do que foi. O brilho perdido daquela alma que quando criança era o mais belo sol da rua onde nasceu.

Com o amor próprio perdido, e falo em amor e não na palavra gasta que percorre todas as bocas desta terra, surge o fanatismo, quer na sua vertente individual, que afasta o Homem do Homem, onde o Homem só procura no Homem a satisfação de prazeres e desejos temporários ou na sua vertente social, aliado ao fanatismo religioso, onde o Homem tenta encontrar uma resposta e uma tranquilidade para si mesmo, resposta e tranquilidade estas que teimam a não ser encontradas.
E entenda-se por fanatismo, não só aqueles que cegos pela doutrina cometem actos bárbaros, mas aqueles que teimam em procurar a água na fonte já seca.

É altura de uma nova fonte ser colocada a céu aberto nesta terra, para que a sua água faça de novo florescer a arvore seca. Essa fonte não está encerrada num lugar físico, mas num lugar mental, no Altruísmo do Homem.

Só assim se vence a angústia. Que o Homem se aventure na descoberta dos Valores que possui, Esses valores que carregados com o verdadeiro Amor, o integram e o elevam aos prados verdes e aos jardins da felicidade.

É tempo, É tempo.

1 comment:

Agharti said...

Bom texto.
Parabéns